Gnoll

São humanóides com cabeça e pelos de hiena. Possuem garras e presas afiadas. Não se sabe qual deus criou os gnolls. Alguns dizem que foi Idum, outros que são humanos transformados por Loki.

Já foram bastante numerosos na Grande Savana Nascente, nas Savanas Frias e na região entre a Cordilheira de Mongreg e o Oceano Nascente. Contudo, com as expansões orc e kammadê, a maior parte das suas tribos perdeu o seu território. Hoje em dia, ocupam locais ermos em Al Kammada, na parte Norte de Gatróvia e na Nascente do Império Icílius. Alguns já foram escravizados por icilianos.

Originalmente as aldeias eram construídas na superfície, mas atualmente boa parte delas se refugiou em cavernas. O esperado de uma tribo gnoll é possuir algumas dezenas de indivíduos, metade de crianças. São liderados sempre por guerreiros. A disputa pelo poder interno sempre passa pela força bruta. Em geral não cultuam nenhum deus, mas existem tribos devotas a Idum, Hel ou Tyr (sendo esse último o mais raro). Pode haver gnolls druidas, sacerdotes e clérigos abençoados.

Gnolls normalmente são feitos com 25 pontos e existem alguns poucos de 50 pontos. É possível encontrar personagens heróicos (150 pontos), mas não mais que 2 em uma tribo grande. Segue a ficha básica de um gnoll.

Gnoll [0]

SM:0
Attributes: ST+1 [10]; DX+1 [20]; IQ-3 [-60]; HT+1 [10].
Secondary Characteristics: HP+2 [4]; Perception +2 [10]; FP+3 [9] Speed +0,5 [10].
Advantages: Claws, Blunt [3], Damage Resistance 2 (Tough Skin, -40%) [6]; Night Vision 6 [6]; Discriminatory Smell [15]; Reduced Consumption 1 (Water Only, -50%) [1]; Talent, Outdoorsmen 4 [20]; Teeth (sharp) [2]; Temperature Tolerance 2 [2];
Disadvantages: Appearance, ugly [-8]; Dyslexia [-10]; Short Attention Span [-10]; Social Stigma 4 (semi-animal) [-20]; TL 2 [-5]; Wealth, poor [-15];