Observador

Trata-se de uma criatura horrenda. Uma grande cabeça de 5m de diâmetro, com um grande olho no centro e outros 12 de menor tamanho nas pontas de pequenos tentáculos. O olho central tem a capacidade de anular magia, enquanto os menores lançam raios com distintos efeitos. Possui a capacidade de levitar.

São extremamente gananciosos e vorazes. Costumam acumular grandes tesouros e seres petrificados por eles nos seus refúgios. Quando saem deles, atacam sem pena qualquer coisa que passe pela frente, adoram se alimentar de seres cientes.

Não só são seres cientes, como muito inteligentes. Em alguns momentos da história, um poderoso observador conseguiu subjugar outros da sua raça e “seres inferiores” formando pequenas tiranias. Contudo, essas nunca duraram muito tempo. O mais comum é encontrar o observador vivendo sozinho, em complexos de túneis que cria com seu raio desintegrador. Eles evitam a todo custo locais como mana baixa ou nula. Nesse último caso, essa raça fica totalmente indefesa, incapaz de voar ou lançar raios.

Se você estiver usando as regras de combate tático, considere que o observador ocupe uma esfera de 5 hex. de diâmetro. Além disso, assuma o hex. central como referência para os raios dos olhos. Cada face desse hexágono é considerada a frente de dois olhos específicos. Estes poderão atacar para frente, tal como especificado em BS 389. Tendo a listagens de olhos abaixo como referência, distribua os olhos de forma horário. Os olhos 1 e 2 estão sobre o olho central (anti-magia). Por fim, é bom salientar que se o olho central estiver “ligado”, diminuindo assim o nível de mana, isso tornará os raios do observador mais fracos ou mesmo impedirá que eles sejam lançados nesse quadrante.

Segue a ficha de um observador adulto de força razoável. Existem, contudo, seres bem mais poderosos. Alguns inclusive com aptidão mágica e conhecedores de várias magias.

Observador 3374 pontos

SM: +2 (uma esfera de 5m de diâmetro)
Attributes: ST 40 (no fine manipulations, -40%; size +2, -20%) [120], DX 12 (no fine manipulations, -40%) [24], IQ 16 [120], HT 15 [50].
Secondary Characteristics: HP 60 (size +2, -20%) [32], Will 16 [0], Per 15 [-5], FP 20 [15]
Speed: 6,5 [0] Move: 0 / 13 (fly) [0]
Advantages: 360° Vision [25]; Acute Senses, vision +5 [10]; Damage Resistance 5 [25]; Dark Vision (Magic, -5%) [24]; Enhanced Tracking 12 [60]; Extra Attack 12 [300]; Extra Eye, 12 eyes [5]; Fly (Lighter Than Air, -10%; Magic -5%) [34]; High Pain Threshold [10]; Immunity to Metabolic Hazards (HT+8, x1/2) [15]; Immunity, Mind Control (Will+8, x1/2) [15]; Mana Damper 3 (Half Area Effect 8, 128m, +200%; Switchable, +100%; DR2 SM-1 Can’t Repair, -55%) [104]; Nictitating Membrane 2 [2]; Regeneration, fast (1HP/min; Magic, -5%) [48]; Regrowth (Minor, -50%; Magic, -5%) [18]; Teeth, fangs [2]; Unaging [15]; Unfezeable [15].

Olhos [2451]
1) Eye of Possession – Affliction 6 (Based on Will, +20%; Mind Control, +600%; Cosmic, no DR, +300%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [588]
2) Eye of Telekinesis – Telekinesis 20 (Increased Range x10, +30%; Ranged, -50%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [40]
3) Eye of Disintegration – Innate Attack 8 (Corrosion; Magic, -5%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [52]
4) Eye of Fear – Terror 6 (Ranged, -50%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [16]
5) Eye of Petrifaction - Affliction 6 (Death, +300%; Cosmic, No DR, +300%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [336]
6) Eye of Sleep - Affliction 6 (Based on Will, +20%; Sleep, +150%; Cosmic, No DR, +300%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [342]
7) Eye of Incapacitation – Affliction 6 (DX-2 e IQ-2, +40%; Cumulative, +400%; Based on Will, +20%; Enhanced Duration, permanent*, +150%; Cosmic, no DR, +300%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [582]
8) Eye of Slowness – Affliction 6 (Decreased Time Rate, +100%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [96]
9) Eye of Death – Innate Attack 8 (Crushing; Side Affect, Death, +150%; Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [88]
10) Eye of Ice - Innate Attack 4 (“Burn”; Side Affect with Second Affect “Paralysis”, +125%; Magic, -5%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [36]
11) Eye of Blindness – Affliction 6 (Blindness, +50%; Based on Will, +20%; Cosmic, no DR, +300%, Magic, -10%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [258]
12) Eye of Fire – Innate Attack 5 (Burn; Magic, -5%; Breakable DR2 SM-6, -30%) [17]

Nenhum raio funcionará em mana nula. Em mana baixa, há um bônus de +5 para resistir aos raios, mas os danos não são afetados.

* Para se livrar dos efeitos desse raio o personagem deverá ficar 4 horas em uma região sem mana.


Disadvantages: Appearance, monstrous (universal, +25%) [-25]; Bad Smell [-10]; Callous [-5]; Compulsive Behavior (accumulate treasure) [-15]; Disturbing Voice [-10]; Increased Consumption 2 [-20]; Intolerance (all races) [-15]; Overconfidence [-5]; Sadism [-15]; Social Stigma 4 (monster) [-20]; No Manipulation [-50].
Skills: Innate Attack (Eye Ray) DX+8 [28]; Survival (Underground) Per-1 [1]; Survival (Mountains) Per-1 [1].