Wuorx



São humanoides com cerca de 1,40 m de altura (fêmeas são um pouco mais baixas). Possuem uma pele lisa, de coloração branca e acinzentada parecida com a de uma cobra, podendo apresentar listras ou manchas mais escuras. Seu crânio é alongado podendo chegar a ter uns 40 cm de altura. Não possuem olhos ou narinas, se guiam por um sistema de sonar. Possuem garras e presas, e são bem feios, podem ser confundidos com demônios. À medida que ficam mais velhos, protuberâncias ósseas podem aparecer pelo corpo, sendo o crânio, ombros, cotovelos e joelhos os locais mais comuns, mas não únicos. Costas das mãos, bochechas, centro do peitoral entre outras partes do corpo também podem apresentar esse fenômeno. Acredita-se que eram anões que foram enganados por Loki em uma tentativa de conseguirem poderes mágicos. 

Costumam viver longe das grandes cidades e civilizações. Vivem em cavernas profundas e na maior parte das vezes desconhecidas. Podem conviver em pequenos grupos de algumas poucas dezenas de indivíduos até pequenas cidades com alguns milhares, mas não chegam a formar nenhuma nação e, apesar de não numerosos, estão espalhados por Midgard. Normalmente são comandados por magos poderosos. Valorizam os conhecimentos arcanos, alquímicos e científicos em geral. Não adoram nenhum deus e tendem a desprezar divindades. Possuem um sistema próprio de “escrita”, que utiliza nós em um barbante como palavras, esses fios como capítulos e o conjunto desses enrolados em um cilindro de madeira como livro.

Alguns poucos wuorxes já se aventuraram a viver nas grandes civilizações. Eles costumam chamam a atenção da Guilda dos Magos, que deseja os segredos arcanos desenvolvidos por essa raça. Há wourxes que inclusive já fazem parte da Guilda. Além disso, dizem que já foram utilizados por generais para enviar mensagens secretas por meio de sua escrita, principalmente no Império Icílius.

Há a lenda de uma grande e antiga civilização wuorx que teria existido em Kaletrun, provavelmente nas cercanias ou mesmo dentro da Floresta Peçonhenta. Ela teria sucumbido antes mesmo da colonização que gerou a Terra Sagrada de Kaletrun. As antigas canções contam que nas ruínas da capital dessa arcanocracia existe uma grande biblioteca, que guarda verdadeiros tesouros em forma de conhecimento. Muitos aventureiros já perderam a vida a procura dessas recompensas.

Um wourxes adulto possui uns 50 pontos além do básico da raça. Grandes líderes possuem 250 ou até mais.

Wuorx [62 pontos]
SM: -1
Attributes: ST -2 [-20]; IQ +2 [40]; HT+2 [20].
Secondary Characteristics: Move -1 [-5]; Per +2 [10].
Advantages: Claws, blunt [3]; Damage Resistance 1 (Tough Skin, -40%) [3]; Enhanced Life-Span 1 [2]; Longevity [2]; Magery 0 [5]; Resistant to metabolic hazards (+3) [10].
Wourx Sense*: 360° Vision [25]; Dark Vision [25]; Injury Tolerance (No Eyes) [5]; Bad Sight (Nearsighted, -50% only double penalty) [-12]; Colorblindness [-10]; Dyslexia [-10].
Disadvantage: Appearance (horrific) [-16]; No Sense of Smell / Taste [-5]; Social Stigma 2 [-10].

*O sistema de sonar dos wourxes é tão apurado que, em termos de jogo, considere que ele está sempre olhando para todos os lados, mesmo no escuro. Contudo, ele não conseguirá ver cores ou compreender qualquer desenho ou escritura e terá o dobro de penalidade de distância. Além disso, ele é imune a qualquer ataque visual e ofuscamentos.