Propagador de Pragas

Trata-se de uma espécie poderosa de zumbi (ver mortos-vivos), que é feita a partir do corpo de um hobgoblim com a magia de Hel. Sua pele é, contudo, bem mais escura, sua carne é levemente apodrecida e andam sobre seu corpo pequenos insetos.

Uma vez por dia, o propagador de pragas pode soltar uma nuvem de insetos pela boca. Moscas, baratas, besouros, lacraias e outros bichos repugnantes ocuparão uma área de raio igual a 4m, centrada no morto vivo. Eles atacarão todo e qualquer ser vivo dentro dela durante 30 segundos, depois disso se dispersarão. Nem mesmo a morte do propagador de pragas causa a dispersão da nuvem antes desse tempo. Os personagens que virem os insetos saindo deverão fazer uma verificação de pânico (B360). A nuvem pode ser destruída, mas é uma tarefa difícil. Considere que cada um dos 37 hexágonos ocupados pela nuvem tem 1HP. Causar dano a ela é difícil, ataques com a mão ou com armas são completamente inúteis, matam poucos insetos; utilizando um escudo, pode-se causar 1 de dano; danos em área são bem efetivos. Na medida em que a nuvem for sofrendo dano, ela diminuirá o seu raio até desaparecer (HP=19, 3hex; HP=7, 2hex; HP=1, 1 hex). Aqueles que estiverem dentro da nuvem devem fazer um rolamento de Will-5 (+1 para cada 2 de DR; considere a média entre o torço e o membro mais desprotegido; não considere DR com Touth Skin) para não ficarem enojados e desconcentrados durante o turno (-4 em todos os rolamentos baseados em DX e IQ, bem nos testes de “self control”). Faça um novo rolamento em cada turno que o personagem permanecer sob a nuvem. Também contabilize o total de turnos que o personagem ficou sob ela ao longo do combate. Apesar do ataque dos insetos não causarem dano, eles espalham a peste que pode até matar. Nos próximos 19 dias depois do ataque, o personagem atacado deverá fazer diariamente um teste de HT-5 por turno que ele permaneceu sob a nuvem. Uma falha significa 1 de dano, um sucesso retira a necessidade de um teste nos próximos dias. Quando ele não precisar fazer mais nenhum teste, ele será considerado curado. O dano causado pela peste não pode ser curado enquanto o personagem estiver doente. A magia Cure Disease (Magic 91), uma poção de Health (Magic 217) e as ervas Airendel e Brinco de Hel são úteis contra a peste. Ficar sob tratamento médico também. Se o médico for bem sucedido em um teste de Physician, os testes de HT receberão um bônus que varia de acordo com a TL do médico. TL3, +1; TL4, +3; TL5, +6. Aquele que morrer enquanto estiver com a peste voltará como zumbi na primeira lua cheia de Hel.

Esse morto vivo também possui um veneno nas garras e nos dentes. Quem fora tingido por eles deverá passar em um teste de HT para não ficar atordoado. Uma falha por 5 ou mais ou uma falha crítica farão com que o personagem fique paralisado no chão. Aqueles que morrerem até um dia depois de terem recebido esse veneno (independente do teste de HT) também voltam como zumbi na primeira lua cheia de Hel.

O Califado de Nelik utilizou esses mortos vivos durante a Grande Guerra. Alguns deles sobreviveram.

Segue a ficha básica de um propagador de pragas. É difícil encontrar, mais existem versões mais fortes e hábeis.

Propagador da Praga (345 pontos)

Attributes: ST 25 (Size, -10%) [145]; DX 9 [-20]; IQ 6 [-80]; HT 10 [0].
Secondary Characteristics: Dmg 2d+2 / 5d-1; BL 125lbs; HP 35 (Size, -10%) [9]; Will 8 [10]; Per 8 [10]; FP 10 [0]; Speed: 5 [5]; Move: 5 [0]; Dodge: 8 [0]; Parry 8 [0].
Advantages: Claws, blunt [3]; Damage Resistance 2 (Tough Skin, -40%) [6]; Doesn’t Breath [20]; Dark Vision [25]; Doesn’t Eat or Drink [10]; Doesn’t Sleep [20]; Fearlessness 4 [8]; High Pain Threshold [10]; Immunity to Metabolic Hazards [30]; Immunity (All Mind Control) [30]; Indomitable [15]; Injury Tolerance (No Blood, No Brain, No Vitals, Unliving) [35]; Lift ST +5 [15]; Regeneration (1HP/hour; Apenas no dia da Lua de Hel, -80%) [5]; Teeth, Fangs [2]; Temperature Tolerance 10 [10]; Unaging [15]; Unfazeable [15]; Vacuum Support [5].
Venom [13]: Affliction (HT, HT-5; Follow Up, claws and bite, +0%; Secondary Effects, paralyze, +30%).
Could of Insects [194]: Terror (Limited Use, 1/day, -40%) [18] + Affliction (Will -5; Area Effect 2, 4 yards, +100%; Based on Will, +20%; Extended Duration, x3, +20%; Link, +10%; “Severe Pain”, +40%; Persistent, +40%; Emanation, -20%; Limited Use, 1/day, -40%; Nuisance Effect, -4 reaction & not stealth, -30%; Breakable, DR0, HP37, SM+3, Diffuse, -20%) [145] + Innate Attack (Toxic, dmg = 1; Area Effect 2, 4 yards, +100%; Cosmic, ignores DR, +300%; Cyclic, 18 day cycles, resistible, +90%; Extended Duration, x3, +20%; Link, +10%; Persistent, +40%; Emanation, -20%; Limited Use, 1/day, -40%; Resistible, HT-5, -5%; Onset, 1 day, -30%; Breakable, DR1, HP37, SM+3, Diffuse, -20%) [6]
Disadvantage: Appearance (Monstrous; Universal, +25%) [-25]; Cannot Learn [-30]; Dependency (Faith; very common, constantly) [-25]; Disturbing Voice [-10]; Duty 15 (Master) [-15]; Fragile (Unnatural) [-50]; Hidebound [-5]; Low Empathy [-20]; No Sense of Humor [-10]; No Sense of Smell/Taste [-5]; Sense of Duty (Master) [-2]; Sexless [-1]; Social Stigma 4 (Dead) [-20]; TL 1 [-10]; Unhealing (total; regeneration -100%) [0]; Wealth (Dead Broken) [-25].
Skills: Brawling DX+2 [4]; One melee weapon [4].

Equipamento proposto: Great Axe NH11; 5d+2 cut / Reach 1,2* / Parry 0U / 8lbs; Leather Armor DR2.